Adolfo Roque - o grande empresário, o grande Portista, o grande coleccionador

Este blog regressa à actividade - e já não era sem tempo! - colaborando na divulgação de um evento de homenagem a um enorme Portista, que todos recordamos com saudade. Deixo o texto e as imagens que me chegaram por email, expressando o desejo de que o evento seja um sucesso, à altura da memória do homenageado.


Serve o presente para vos comunicar que no próximo dia 23 de Maio (sábado) pelas 15:30 o Museu do vinho Bairrada irá homenagear um grande Portista - falamos do saudoso engenheiro Adolfo Roque (Revigrés) na abertura oficial e pela primeira vez a público daquela que é uma das melhores colecções do mundo de saca-rolhas: COLECÇÃO ADOLFO ROQUE - UMA ENORME PAIXÃO.

Entre as inúmeras capacidades, como empresário e cidadão activo, o Engenheiro Adolfo Roque (1934-2008) teve a de criar esta magnífica colecção de saca-rolhas, considerada mundialmente como uma das melhores e, conferindo ao seu autor, a condição de membro de um dos mais exclusivos clubes existentes, o ICCA, International Correspondence of Corkscrew Addicts, que reúne, entre os seus cinquenta associados criteriosamente seleccionados, os maiores coleccionadores de saca-rolhas do mundo. Trata-se, sem dúvida, de um património que nos deve orgulhar como Museu, como Comunidade, como País.

O Engenheiro Adolfo Roque tinha todas as características de um bom coleccionador, a começar por não indicar uma data para o início da sua colecção. De facto, as raízes de uma colecção estão nas próprias e insondáveis raízes da pessoa, e o seu valor consiste, não na quantidade ou na riqueza, mas no tesouro emocional que ela proporciona.

No seu caso, a vida de seu pai, consagrada à vinicultura de qualidade, nesta rica região da Bairrada, terá sido um berço significativo. Sempre convivendo com as operações do vinho, Adolfo Roque ganhou um carinho especial por aqueles pequeninos objectos, tão simples mas tão brilhantes, tão elegantes, tão engenhosos. Mas não teria sido feita esta colecção se não tivesse existido um espírito viajado, sedento de conhecimento e vivência, tão paciente e meticuloso na recolha destes saca-rolhas, cada um possuidor de uma história e de um percurso próprio. Uns foram adquiridos no local mais simples e acessível, outros vieram de grandes cidades, arrematados em riquíssimos leilões. Não interessa! O que importa é que, para o coração do seu justamente orgulhoso coleccionador, todos eles eram filhos de uma enorme paixão que, agora, pode ser partilhada com os visitantes que a desejem sinceramente desfrutar.


terça-feira, maio 19, 2009 @ 23:24 GMT ::: link ::: topo




temas
Cubillas
1000 e poucas palavras
Pedaços de história
Efemérides
Música
Portistas
O Porto no Mundo
Projecto Wikipédia
Outros


arquivo
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007
Janeiro 2008
Abril 2008
Junho 2008
Agosto 2008
Setembro 2008
Outubro 2008
Novembro 2008
Maio 2009


sites
Site oficial do FC Porto
FCPnet
FCPorto.de
Galeria Guerreiros da Invicta
O Portal dos Dragões
Fundação Vítor Baía 99


blogs
A Chama do Dragão
Avatares-de-Desejo
Bibó Porto Carago
Blog com Sotaque
Brigada Azul
Campeões no Mundo...
Comboio Azul
Crónicas de um Portista
Dragalhadas do Dragão
Dragão até à morte
Dragão Madeirense
Dragão Nortenho
Dragão Sénior
Dragãopentacampeão
Dragões do Atlântico
Estádio Dragão
FCP Mirandela
Guerreiros da Invicta
Isento e Imparcial
Linha de Rumo
O Dragão
Olho de Dragão
Paixão pelo Porto
Pobo do Norte
Portistas de Bancada
Porto em Formação
Portogal
Reflexão Portista
Roubos de Igreja
SD Cedofeita
SD Margem Sul
Sou Portista com Orgulho
Textos MST
Victor Jobling
Zé do Boné


fontes
A principal fonte de informação e imagens para o presente blog são os 16 volumes da História Oficial do FC Porto, de Alfredo Barbosa, editada pelo Comércio do Porto. São também consultados o Livro de Ouro do FC Porto, edição do Diário de Notícias, e a autobiografia de Jorge Nuno Pinto da Costa, Largos Dias Têm 100 Anos, bem como o site oficial do FC Porto e edições passadas de jornais, de entre os quais se destacam A Bola, Jornal de Notícias, O Jogo, O Norte Desportivo e Record. Quaisquer outras fontes serão identificadas nos respectivos posts.






This page is powered by Blogger. Isn't yours?