Projecto Wikipédia* #6 - Futebol Clube do Porto

O artigo do Futebol Clube do Porto estava marcado para reciclagem, porque realmente estava demasiado desorganizado e confuso. Reescrevi a História, fiz a listagem cronológica dos presidentes e reorganizei o resto, nomeadamente as delegações e filiais. Aqui fica o artigo completo, com a ressalva de que nem tudo é de minha autoria. [link]


Futebol Clube do Porto
Nome abreviado FC Porto, FCP
Adeptos Portistas, Dragões, Tripeiros
Cidade Porto
Fundado em 28 de Setembro de 1893
Presidente Pinto da Costa
Mascote Penta
Equipamento Nike



O Futebol Clube do Porto (FCP) é o clube desportivo português mais representativo da cidade do Porto e um dos mais relevantes no panorama desportivo europeu e mundial. Famoso sobretudo pela sua equipa de futebol, o FC Porto encontra-se entre os melhores do mundo também em hóquei em patins e bilhar e entre os melhores de Portugal em todas as outras modalidades praticadas no clube.

História

O FC Porto foi fundado no dia 28 de Setembro de 1893 por António Nicolau d'Almeida, um comerciante de vinho do Porto que descobriu o futebol nas suas viagens a Inglaterra. A fundação do Foot-ball Club do Porto foi notícia nos jornais da época, e o evento mais significativo desta primeira e breve existência do clube foi uma partida contra o Club Lisbonense, com o alto patrocínio do Rei D. Carlos, disputada no Porto no dia 2 de Março de 1894 e na qual cada clube representou a sua cidade. Contudo, poucos dias depois da partida ouvir-se-ia falar do FC Porto pela última vez no século XIX; António Nicolau d'Almeida acedeu ao pedido da futura esposa, que considerava o futebol uma modalidade demasiado violenta, e afastou-se do clube, que entrou num período de letargia.

Em 1906 José Monteiro da Costa regressou de Inglaterra fascinado pelo mesmo desporto que encantara o seu amigo há mais de uma década e resolveu criar uma equipa de futebol. Foi então que António Nicolau d'Almeida lhe falou da semente que plantara em 1893, e José Monteiro da Costa não hesitou. Membro de uma associação denominada Grupo do Destino, sugeriu aos seus colegas que embarcassem com ele na aventura, ao que a maioria acedeu. Terminava o Grupo do Destino e renascia o FC Porto, em Agosto de 1906, assumindo desde logo uma faceta de clube eclético, no qual se praticavam também atletismo, boxe, cricket, halterofilismo, pólo aquático e natação.

O seu primeiro campo, o Campo da Rua da Rainha (que data do ano de fundação do clube), foi o primeiro campo relvado em Portugal. O FC Porto foi pioneiro também na internacionalização: foi a primeira equipa portuguesa a receber um conjunto estrangeiro (o Real Fortuna de Vigo, em 1907) e a primeira equipa a deslocar-se ao estrangeiro (a Vigo, em 1908). O primeiro título oficial do palmarés portista surge em 1912: é a Taça José Monteiro da Costa, o Campeonato do Norte de Portugal (de futebol), criado em homenagem ao fundador do FC Porto.

Ainda que forçada (pela construção de uma fábrica no espaço do antigo recinto), a mudança para o Campo da Constituição em 1912 correspondeu a uma significativa melhoria das instalações. Simultaneamente, o FC Porto crescia a nível desportivo, tendo vencido a primeira prova de âmbito nacional na história do futebol português: o Campeonato de Portugal de 1922. Nesse mesmo ano, o futebolista Simplício, também artista gráfico, conjugou o antigo símbolo do FC Porto com as armas da cidade do Porto, dando origem ao actual emblema do clube, datando da mesma altura o Hino do FC Porto, com letra de Heitor Campos Monteiro e música do Maestro António Figueiredo e Melo. O constante aumento do números de sócios e a introdução de novas modalidades (ginástica em 1910, basquetebol e hóquei em campo em 1926, rugby em 1928, andebol de onze em 1932 e ténis de mesa em 1937) contribuíam também para o crescimento do clube.

Em meados dos anos trinta o FC Porto conhecia uma dimensão tal que o Campo da Constituição já parecia pequeno demais - começaram então os planos para a construção de um novo estádio. Como este demoraria década e meia a surgir, foi necessário procurar uma solução temporária, passando o FC Porto a jogar alguns jogos no campo emprestado do Sport Progresso (Ameal) ou do Académico (Estádio do Lima).

Em 1945 o FC Porto tinha cerca de 8.000 sócios e o alargamento a novas modalidades prosseguia: bilhar e pesca desportiva em 1940, voleibol em 1943, ciclismo em 1945, campismo em 1951 e hóquei em patins em 1955. Entretanto, a equipa de futebol passava 15 anos sem títulos, entre 1941 e 1955; eram as outras modalidades, nomeadamente o andebol de onze e o ciclismo, que se encarregavam de ir aumentando o palmarés do clube. O futebol, porém, mesmo não vencendo competições oficiais, foi responsável pela mais significativa adição à sala de troféus do FC Porto na altura: em 1948 venceu o Arsenal, considerada a melhor equipa do mundo, no Estádio do Lima. Apesar de ter sido apenas um amigável, sócios e notáveis ofereceram ao clube um troféu com mais de 300 quilos, 130 dos quais em prata maciça.

O ansiado novo estádio foi inaugurado em 1952. Chamava-se Estádio do Futebol Clube do Porto, mas ficou para a história como Estádio das Antas. Inicialmente apenas um estádio, foi-se transformando ao longo dos anos num verdadeiro complexo desportivo, com a construção de uma piscina, dois pavilhões e outras instalações essenciais à prática das várias modalidades do clube.

O bom período que permitiu a quebra do jejum em 1956 (e logo com uma dobradinha, a primeira) e a conquista do título de 1959 foi sol de pouca dura para o futebol portista: avizinhava-se novo período negro, desta vez de 18 épocas. Mais uma vez, foram sobretudo o andebol (de onze e agora também de sete) e o ciclismo a trazer alegrias aos adeptos. Nos anos 60 a actividade foi alargada aos desportos motorizados em 1960 e ao xadrez em 1967.

O afastamento dos títulos no futebol seria quebrado em 1978 pelo treinador José Maria Pedroto, "o Mestre", com Jorge Nuno Pinto da Costa como chefe do departamento de futebol e Américo de Sá na presidência. No ano seguinte, uma nota negativa: depois do ténis, do rugby e do pólo aquático terem ficado pelo caminho, o andebol de onze cessa a actividade no clube; foram 28 títulos nacionais em 40 edições do campeonato, uma existência gloriosa de uma modalidade que praticamente não deixa rasto em Portugal nos dias de hoje.

Em 1982 Jorge Nuno Pinto da Costa sobe à presidência do FC Porto, marcando uma viragem definitiva na história do clube. Em termos desportivos, o FC Porto conquista nesse mesmo ano o seu primeiro título internacional: a Taça das Taças de hóquei em patins. Dois anos depois, chega à final da mesma competição em futebol, que perde contra a Juventus. O hóquei em patins, que até 1982 não contava com qualquer título - nacional ou internacional - fez da Taça das Taças o primeiro passo de uma caminhada rumo ao topo em Portugal e no Mundo. Volta a vencer a Taça das Taças em 1983, conquista um pentacampeonato entre 1982 e 1987 e sagra-se campeão da Europa em 1986 e em 1990. No atletismo, Aurora Cunha soma títulos, sagrando-se tricampeã do mundo de estrada (1984/85/86). Em 1987 veio a glória no futebol, com a vitória na Taça dos Clubes Campeões Europeus (em Viena, contra o Bayern de Munique, com um inesquecível golo de calcanhar de Rabah Madjer), na Taça Intercontinental (contra o Peñarol de Montevideu) e na Supertaça Europeia (contra o Ajax). Também a nível interno o FC Porto começava a desenhar um domínio que se prolonga até aos dias de hoje.

Mas o crescimento do clube revelava-se também sob outras formas, como a criação da Loja Azul (1983), da Revista Dragões (1985) e da secção de desporto adaptado (1986), e ainda o rebaixamento do relvado do Estádio das Antas (1986), aumentando significativamente a sua capacidade (o que já havia sucedido em 1976 aquando da construção das bancadas da maratona). Nessa altura o número de sócios já ultrapassava os 50.000. Contudo, outras duas modalidades são extintas nessa mesma década - o ciclismo e o hóquei em campo, respectivamente em 1983 e 1989.

A nível institucional, o clube sofreu fortes transformações nos anos 90 com a criação da FC Porto, Futebol, SAD, e da FC Porto, Basquetebol, SAD, sociedades comerciais que passaram a gerir o futebol e o basquetebol do clube, respectivamente. Foram ainda criadas a PortoSeguro, a PortoComercial e a PortoMultimédia, embora em termos desportivos mais três modalidades tenham sido abandonadas: voleibol (1991), ténis de mesa (1995) e xadrez (1998).

Os anos 90 foram de sucesso sobretudo para a equipa de futebol, que foi campeã oito vezes, cinco delas consecutivas (o histórico Penta, nunca atingido no futebol português). O FC Porto esteve também em evidência no hóquei em patins (inclusivé a nível internacional, conquistando duas Taças CERS), no basquetebol, na natação e no boxe. Em 1995 o FC Porto ultrapassou a marca dos 100.000 sócios e no ano seguinte, pela primeira vez, uma atleta do FC Porto conquistou uma medalha olímpica: Fernanda Ribeiro venceu os 10.000 metros e trouxe o ouro de Atlanta (quatro anos depois traria o bronze de Sydney). Em andebol, o FC Porto reconquistou em 1999 o título de campeão nacional que fugia há 30 anos. Aliás, 1999, além de ter sido o ano do Penta, marcou uma época perfeita para o clube, que foi campeão nas quatro modalidades mais importantes no panorama desportivo português: o futebol, o hóquei em patins, o andebol e o basquetebol.

No século XXI José Mourinho chegou às Antas, e foi com ele que a equipa de futebol do FC Porto regressou aos títulos internacionais, conquistando a Taça UEFA em 2002/03 e a Liga dos Campeões em 2003/04 - época em que o FC Porto voltou a lograr o pleno nacional, sagrando-se campeão nas quatro modalidades principais. No mesmo ano, já com Victor Fernandez, a Taça Intercontinental seria acrescentada ao palmarés portista.

Entretanto, em 2002 havia sido inaugurado o Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, pela Fundação PortoGaia (criada pelo FC Porto e pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia), e em 2003 o Estádio do Dragão, da responsabilidade de mais uma empresa do grupo FC Porto, a PortoEstádio. As modalidades, que jogam em casa emprestada desde que, em 2001, o Pavilhão Américo de Sá e as piscinas do complexo das Antas foram demolidos, aguardam ainda pelo pavilhão que surgirá junto ao actual estádio, que terá o nome de Dragãozinho.

Modalidades

* Andebol
* Atletismo
* Basquetebol
* Bilhar
* Boxe
* Campismo
* Desporto Adaptado
* Desportos Motorizados
* Futebol
* Futebol de Praia
* Ginástica
* Halterofilismo
* Hóquei em Patins
* Natação
* Karaté
* Pesca Desportiva

Modalidades Extintas

* Andebol de onze
* Ciclismo
* Hóquei em Campo
* Pólo Aquático
* Rugby
* Ténis
* Ténis de mesa
* Voleibol
* Xadrez

Presidentes


PERÍODO PRESIDENTE FEITOS IMPORTANTES / MARCOS HISTÓRICOS
1893-1894 António Nicolau d'Almeida 1893 - Fundação do FC Porto
1906-1911 José Monteiro da Costa 1906 - Reactivação do FC Porto
1906 - Construção do Campo da Rua da Rainha
1911 (Set-Jun) Júlio Lencastre 1911 - primeiro título (na primeira edição da Taça José Monteiro da Costa)
1911-1912 Guilherme Pacheco
1912-1914 Joaquim Silva 1912 - Construção do Campo da Constituição
1914-1916 António Borges d'Avelar
1916-1917 António Martins Ribeiro
1917-1919 Henrique Mesquita 1918 - criação do jornal "Porto Sportivo", primeiro órgão oficial do clube
1919-1922 António Pinto Faria 1921 - primeiro título nacional de atletismo: Alfredo Carvalho, nos 110m barreiras
10º 1922-1923 Eurico Brites 1922 - primeiro título nacional (na primeira edição do Campeonato de Portugal, precursor da Taça de Portugal de futebol)
11º 1923-1926 Domingos Almeida Soares
12º 1926-1927 Afonso Themudo
13º 1927-1928 Sebastião Ferreira Mendes
14º 1928-1929 Urgel Horta
15º 1929-1930 Augusto Sequeira
16º 1930-1931 Eduardo Dumont Vilares
17º 1931-1932 António Augusto Figueiredo

1932-1934 Sebastião Ferreira Mendes

1934-1936 Eduardo Dumont Vilares 1935 - vitória na primeira edição do Campeonato da Liga (futebol)
18º 1936 (Set) Camilo Moniz
19º 1936 (Set-Dez) Heitor Campos
20º 1937-1938 Carlos Costa Jr.
21º 1938-1940 Ângelo César 1939 - obras no Campo da Constituição, capacidade aumentada para 20.000
1939 - vitória na primeira edição Campeonato Nacional de futebol
1939 - vitória na primeira edição do Campeonato Nacional de andebol de onze
22º 1940-1941 Augusto Pires de Lima
23º 1941-1943 José Sousa Bacellos
24º 1943-1945 Luís Ferreira Alves
25º 1945-1948 Cesário Bonito 1947 - escritura de promessa dos terrenos das Antas
26º 1948-1949 Júlio Ribeiro Campos 1948 - escritura definitiva dos terrenos das Antas
1949 - criação do jornal "O Porto"
27º 1949-1950 Miguel Pereira 1949 - primeira pedra do Estádio das Antas

1950-1951 Júlio Ribeiro Campos

1951-1954 Urgel Horta 1952 - inauguração do Estádio das Antas
1952 - primeira vitória no Campeonato Nacional de basquetebol
28º 1954-1955 José Moreira de Sousa

1955-1957 Cesário Bonito 1955 - Criação do Lar do Jogador
1956 - título nacional de futebol 16 anos depois
29º 1957-1959 Paulo Pombo

1959-1961 Luís Ferreira Alves 1960 - pista de ciclismo no Estádio das Antas
30º 1961-1965 Nascimento Cordeiro

1965-1967 Cesário Bonito
31º 1967-1972 Afonso Pinto de Magalhães 1968 - construção da piscina das Antas
1968 - construção do mausoléu do FC Porto no Cemitério de Agramonte
1969 - primeiro Campeonato Nacional de voleibol
32º 1972-1982 Américo de Sá 1973 - construção do pavilhão gimnodesportivo no complexo das Antas
1976 - construção da bancada Maratona e arquibancada
1978 - título nacional de futebol 19 anos depois
33º 1982-presente Pinto da Costa 1982 - Taça das Taças de hóquei em patins
1983 - Taça das Taças de hóquei em patins
1983 - criação da Loja Azul
1984 - primeira final europeia de futebol (Taça das Taças)
1985 - criação da Revista Dragões
1986 - rebaixamento do relvado do Estádio das Antas
1986 - Taça dos Clubes Campeões Europeus e Taça Continental de hóquei em patins
1987 - Taça dos Clubes Campeões Europeus, Taça Intercontinental e Supertaça Europeia de futebol
1990 - Taça dos Clubes Campeões Europeus de hóquei em patins
1994 - Taça CERS (hóquei em patins)
1996 - Taça CERS (hóquei em patins)
1997 - criação de SADs para o futebol e o basquetebol
1999 - título nacional de andebol 31 anos depois
1994-99 - Pentacampeonato de futebol
2002 - inauguração do CTFD PortoGaia
2003 - Taça UEFA (futebol)
2003 - inauguração do Estádio do Dragão
2004 - Liga dos Campeões e Taça Intercontinental

Honras / Galardões

* Instituição de Utilidade Pública
* Medalha de Ouro de Mérito Desportivo C. M. P.
* Cruz Vermelha de Benemerência
* Medalha de Mérito Desportivo
* Medalha de Ouro de Honra da Cidade
* Medalha de Honra de Mérito Desportivo
* Membro Honorário da Ordem do Infante Dom Henrique
* Grande Colar de Honra ao Mérito Desportivo
* Membro Honorário da Ordem de Mérito

Delegações

Portugal

* Distrito de Aveiro
Casa do FC Porto da cidade de Lourosa (delegação nº75)
Casa do FC Porto de Argoncilhe (delegação nº98)
Casa do FC Porto de Castelo de Paiva (delegação nº86)
Casa do FC Porto de Esmoriz (delegação nº95)
Casa do FC Porto de Espinho (delegação nº55)
Casa do FC Porto de Estarreja (delegação nº101)
Casa dos Dragões de Fiães (delegação nº50)
Casa do FC Porto da Mealhada (delegação nº58)
Casa do FC Porto de Romariz (delegação nº110)
Casa do FC Porto de Santa Maria da Feira (delegação nº94)
Casa do FC Porto de Terras de Santa Maria (delegação nº41)
Casa do FC Porto de Vale de Cambra (delegação nº64)
Casa dos Dragões de Sever do Vouga (delegação nº97)
Dragões de Aveiro (delegação nº13)
Dragões de Mozelos (delegação nº15)
Dragões da Murtosa (delegação nº18)
Dragões de Azeméis (delegação nº2)
Os Dragões Amigos - FCP Milheirós de Poiares (delegação nº34)
Núcleo do FC Porto de Ovar (delegação nº16)

* Distrito de Braga
Casa do FC Porto da Póvoa de Lanhoso (delegação nº78)
Casa do FC Porto de Braga (delegação nº32) - Vila Verde
Casa do FC Porto de Fafe (delegação nº27)
Casa do FC Porto de Guimarães (delegação nº93)
Casa do FC Porto de Vila Nova de Famalicão (delegação nº71)
Casa do FC Porto - Dragões do Vale de Vizela (delegação nº37)
Casa do FC Porto - Dragões do Vale do Ave (delegação nº56) - Delães
Dragões de Basto (delegação nº28)
Dragões de Vila Verde (delegação nº23)
Família Portista de Barcelos (delegação nº65)

* Distrito de Beja
Delegação do FC Porto em Beja (delegação nº25)

* Distrito de Bragança
Casa do FC Porto de Alfândega da Fé (delegação nº85)
Casa do FC Porto de Bragança (delegação nº44)
Casa do FC Porto de Mirandela (delegação nº99)

* Distrito de Coimbra
Casa do FC Porto de Mira (delegação nº109)
Casa do FC Porto do Concelho de Penacova (delegação nº74)
Casa do FC Porto do Concelho de Soure (delegação nº100)
Casa do FC Porto - Dragões de Coimbra (delegação nº17)

* Distrito de Castelo Branco
Núcleo do FC Porto da Covilhã - Dragões da Covilhã (delegação nº49)

* Distrito de Faro
Casa do FC Porto do Barlavento Algarvio (delegação nº69) - Portimão
Casa do FC Porto do Sotavento Algarvio (delegação nº79) - Faro
Casa do FC Porto no Algarve (delegação nº21) - S. Bartolomeu de Messines

* Distrito de Leiria
Casa do FC Porto - Dragões de Leiria (delegação nº106)
Dragões de Pombal (delegação nº22)
Dragões do Oeste - Delegação do FC Porto (delegação nº77) - Caldas da Rainha

* Distrito de Lisboa
Casa do FC Porto de Sintra (delegação nº83)
Casa do FC Porto de Torres Vedras (delegação nº113)
Dragões de Lisboa (delegação nº1)

* Distrito do Porto
Bilhar Clube do Porto (delegação nº36)
Casa do Dragão da Póvoa de Varzim (delegação nº29)
Casa do FC Porto da Sobreira (delegação nº7)
Casa do FC Porto da Trofa (delegação nº42)
Casa do FC Porto de Felgueiras (delegação nº84)
Casa do FC Porto de Freamunde (delegação nº108)
Casa do FC Porto de Sandim (delegação nº72)
Casa do FC Porto de Santo Tirso (delegação nº73)
Casa do FC Porto de Valongo (delegação nº88)
Casa do FC Porto de Vila das Aves (delegação nº89)
Casa do FC Porto de Vila Meã (delegação nº87)
Casa do FC Porto - Dragões da Afurada (delegação nº76)
Casa do FC Porto - Dragões de Amarante (delegação nº60)
Casa do FC Porto - Dragões de Baião (delegação nº43)
Casa do FC Porto - Os Dragões de Rebordosa (delegação nº40)
Casa do FC Porto em Paços de Ferreira (delegação nº51)
Núcleo Azul e Branco de Penafiel (delegação nº26)

* Distrito de Santarém
Dragões do Ribatejo - Benfica do Ribatejo (delegação nº105)

* Distrito de Setúbal
Casa do FC Porto - Dragões de Setúbal (delegação nº66)

* Distrito de Viana do Castelo
Casa do FC Porto de Monção (delegação nº63)
Casa do FC Porto de Ponte de Lima (delegação nº102)
Delegação do FC Porto em Viana do Castelo (delegação nº19)
Núcleo dos Dragões de Paredes de Coura (delegação nº35)

* Distrito de Vila Real
Casa do FC Porto de Alijó (delegação nº112)
Casa do FC Porto de Chaves (delegação nº104)
Casa do FC Porto - Dragões da Régua (delegação nº38)
Casa do Porto em Vila Pouca de Aguiar (delegação nº59)

* Distrito de Viseu
Casa do FC Porto de Cinfães (delegação nº96)
Casa do FC Porto de Lamego (delegação nº54)
Casa do FC Porto de Moimenta da Beira (delegação nº70)
Casa do FC Porto - Dragões de Resende (delegação nº52)
Delegação do FC Porto em Castro Daire (delegação nº53)

* Região Autónoma dos Açores
Casa do FC Porto de São Miguel e Santa Maria (delegação nº39) - Ponta Delgada
Casa do FC Porto - Dragões do Faial (delegação nº82) - Horta

* Região Autónoma da Madeira
Casa do FC Porto da Madeira (delegação nº68) - Funchal

África

* África do Sul
Casa do Porto de Pretória (delegação nº47)
Núcleo Portista da África do Sul (delegação nº20) - Joanesburgo

* Angola
Casa do FC Porto em Luanda (delegação nº45)

* Guiné-Bissau
Casa do FC Porto de Bissau (delegação nº112)

* Moçambique
Casa do FC Porto de Maputo (delegação nº57)

América do Norte

* Canadá
FC Porto of Toronto (delegação nº5) ON
Núcleo do FC Porto de London (delegação nº31) ON

* Estados Unidos da América
Casa do FC Porto de Connecticut (delegação nº91) - Danbury, CT
Casa do FC Porto de New York (delegação nº107) - Ossining, NY
FC Porto Delaware Valley (delegação nº6) - Delran, NJ
FC Porto of New Jersey (delegação nº4) - Newark, NJ
FC Porto of Southern New England (delegação nº3) - New Bedford, MA

Ásia

* China
Casa do FC Porto de Macau-China (delegação nº103)

Europa

* França
Casa do FC Porto de Cluny (delegação nº90)
Casa do FC Porto de Paris (delegação nº61) - Gonesse

* Alemanha
Casa do FC Porto de Gross Umstadt (delegação nº81)
FC Porto Dettingen (delegação nº10) - Metzingen

* Bélgica
Casa do FC Porto de Bruxelas (delegação nº11)

* Inglaterra
FC Porto of London (delegação nº8)

* Suíça
Casa do FC Porto de La Chaux de Fonds (delegação nº80)
FC Porto em Lausanne (delegação nº12)

Oceânia

* Austrália
Casa do FC Porto - Dragões de Sydney (delegação nº87)

Filiais

Portugal

* Distrito de Aveiro
Dragões de Arrifana (filial nº64)
Futebol Clube da Pampilhosa (filial nº6)
Futebol Clube de Arouca (filial nº40)
Futebol Clube de Santa Joana (filial nº70)
Futebol Clube de Samel (filial nº15)- Anadia

* Distrito de Braga
Futebol Clube de Amares (filial nº16)
Futebol Clube Famalicão (filial nº4)
Futebol Clube de Vizela (filial nº13)

* Distrito de Bragança
Clube de Futebol de Carrazeda de Ansiães (filial nº11)
Futebol Clube de Vinhais (filial nº21)

* Distrito de Coimbra
Futebol Clube da Figueira da Foz (filial nº68)
Futebol Clube de Oliveira do Hospital (filial nº8)

* Distrito de Faro
Futebol Clube de Bias (filial nº50) - Olhão
Futebol Clube S. Luís (filial nº9) - Faro

* Distrito da Guarda
FC Porto da Guarda (filial nº67)
União Futebol Clube de Arcozelo (filial nº10)

* Distrito de Leiria
Futebol Clube das Caldas (filial nº31)

* Distrito de Lisboa
Futebol Clube de Lisboa (filial nº14)

* Distrito do Porto
Associação Desportiva e Recreativa da de Ponte Rio Tinto (filial nº37)
Associação Desportiva Iniciados Futebol Clube de Ribas (filial nº58) - Penafiel
Clube de Futebol de São Félix da Marinha (filial nº18)
Futebol Clube da Lapa (filial nº39) - Porto
Futebol Clube da Lixa (filial nº26)
Futebol Clube de Cete (filial nº27)
Futebol Clube de Infesta (filial nº7)
Futebol Clube Paços de Ferreira (filial nº35)
Futebol Clube de Pedras Rubras (filial nº20)
Futebol Clube de Penafiel (filial nº32)
Futebol Clube de Ramalde (filial nº38) - Gondomar
Futebol Clube do Cerco do Porto (filial nº62)
Imperial Sport Clube Sobreirense (filial nº25)
Sport Clube Nun'Álvares (filial nº3) - Recarei
Varzim Sport Club (filial nº1)

* Distrito de Vila Real
Futebol Clube de Fontelas (filial nº12)
Sport Clube da Régua (filial nº24)

* Distrito de Viseu
Clube de Futebol de Carregal do Sal (filial nº34)
Futebol Clube de Ranhados (filial nº33)
Grupo Desportivo Resende (filial nº2)

* Região Autónoma dos Açores
Futebol Clube de Flamengos (filial nº54)
Marítimo Sport Clube (filial nº22) - Ponta Delgada
União Desportiva Praiense (filial nº23)

* Região Autónoma da Madeira

Futebol Clube Bom Sucesso (filial nº28) - Funchal

África

* Angola
Futebol Clube de Cabinda (filial nº29)
Futebol Clube de Luanda (filial nº5)
Futebol Clube do Uíge (filial nº71)

* Cabo Verde
Futebol Clube Derby (filial nº65) - São Vicente

* Guiné-Bissau
Futebol Clube de Cachungo (filial nº30)
Futebol Clube de Tombali (filial nº19)
Hafia Futebol Clube de Bafatá (filial nº71)

América do Sul

* Venezuela
FC Porto Venezuela (filial nº43) - Caracas

Ásia

* China
Futebol Clube de Macau (filial nº59)

Europa

* França
Futebol Clube La Portugaise Porto (filial nº44) - Gonesse
Futebol Clube Portugueses (filial nº48) - Pont-Sainte-Maxence

* Luxemburgo
FC Porto Luxembourg (filial nº51)

Claques oficiais

* Colectivo Ultras 95
* Super Dragões

Curiosidades

* O FC Porto é o clube português que junta maior número de títulos no andebol, hóquei em patins, bilhar e natação; em ciclismo, é o que já venceu mais Voltas a Portugal (12).

* Tendo em conta apenas os designados "3 Grandes", o FC Porto é o clube português que já conquistou mais títulos no hóquei em campo e no voleibol.

* O FC Porto, em duas edições da Liga Nacional de futebol de praia, sagrou-se campeão em 2005 e classificou-se em 3ºlugar em 2006.

Bibliografia

BARBOSA, Alfredo. Dragão Ano 111 - História Oficial do Futebol Clube do Porto. Porto: O Comércio do Porto. 2004.

Ligações externas

* Site oficial do FC Porto
* O Portal dos Dragões
* O Portal dos Portistas
* Magia On Tour
* Site não oficial do FC Porto
* Site da claque SuperDragões
* Site da claque Colectivo Ultras 95

Categoria: Futebol Clube do Porto

Etiquetas:

terça-feira, fevereiro 13, 2007 @ 11:15 GMT ::: link ::: topo




temas
Cubillas
1000 e poucas palavras
Pedaços de história
Efemérides
Música
Portistas
O Porto no Mundo
Projecto Wikipédia
Outros


arquivo
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
abril 2008
junho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
maio 2009


sites
Site oficial do FC Porto
FCPnet
FCPorto.de
Galeria Guerreiros da Invicta
O Portal dos Dragões
Fundação Vítor Baía 99


blogs
A Chama do Dragão
Avatares-de-Desejo
Bibó Porto Carago
Blog com Sotaque
Brigada Azul
Campeões no Mundo...
Comboio Azul
Crónicas de um Portista
Dragalhadas do Dragão
Dragão até à morte
Dragão Madeirense
Dragão Nortenho
Dragão Sénior
Dragãopentacampeão
Dragões do Atlântico
Estádio Dragão
FCP Mirandela
Guerreiros da Invicta
Isento e Imparcial
Linha de Rumo
O Dragão
Olho de Dragão
Paixão pelo Porto
Pobo do Norte
Portistas de Bancada
Porto em Formação
Portogal
Reflexão Portista
Roubos de Igreja
SD Cedofeita
SD Margem Sul
Sou Portista com Orgulho
Textos MST
Victor Jobling
Zé do Boné


fontes
A principal fonte de informação e imagens para o presente blog são os 16 volumes da História Oficial do FC Porto, de Alfredo Barbosa, editada pelo Comércio do Porto. São também consultados o Livro de Ouro do FC Porto, edição do Diário de Notícias, e a autobiografia de Jorge Nuno Pinto da Costa, Largos Dias Têm 100 Anos, bem como o site oficial do FC Porto e edições passadas de jornais, de entre os quais se destacam A Bola, Jornal de Notícias, O Jogo, O Norte Desportivo e Record. Quaisquer outras fontes serão identificadas nos respectivos posts.






This page is powered by Blogger. Isn't yours?