Pedaços de história #3 - 1893-1894: o gigante nasce e adormece

Até há não muito tempo, o FC Porto comemorava o seu aniversário no dia 2 de Agosto, reportando-se a 1906, ano em que o clube teria sido fundado por José Monteiro da Costa. Foi apenas no mandato de Jorge Nuno Pinto da Costa que a data de fundação foi alterada em assembleia geral para 28 de Setembro de 1893, quando Rui Guedes, autor da Fotobiografia do FC Porto, apresentou aos dirigentes portistas a tese, devidamente comprovada por documentos históricos, de que a "fundação" do FC Porto em 1906 mais não foi do que uma reactivação de um clube fundado treze anos antes por um amigo pessoal de José Monteiro da Costa, não apenas com o mesmo nome mas também, em grande parte, com os mesmos sócios-jogadores.

No início da década de 1890, António Nicolau d'Almeida, sócio de uma empresa de exportação de vinho do Porto, regressa de Inglaterra encantado com o football. Atleta do Vélo Club do Porto, sugere ao clube a adopção desta nova modalidade, que florescia já em Lisboa desde a segunda metade da década anterior, sob a alçada dos irmãos Pinto Basto, que trouxeram as primeiras bolas de futebol para o país. Perante a recusa da colectividade, António Nicolau d'Almeida, com o apoio de alguns amigos da alta sociedade portuense, cria o Football Club do Porto, no preciso dia em que o Rei D. Carlos completava 30 anos e a Rainha D. Amélia 28.

"Fundou-se no Porto um club denominado Football Club do Porto, o qual vem preencher a falta que havia no norte do paiz, de uma associação para os jogadores d'aquella especialidade. No segundo domingo de outubro inaugura-se o club officialmente, com um grande match entre os seus socios no hyppodromo de Mattozinhos. Ouvimos dizer que serão convidados alguns clubmen de Lisboa. Que o Football Club do Porto apure um grupo rijo de jogadores e que venha medir-se ao campo com os jogadores do Club Lisbonense, do Real Gymnasio Club, do grupo de Carcavellos ou de Braço de Prata, para animar os desafios de football como já o são as corridas de cycles. Eis o que desejamos." (notícia no Diario Illustrado de 28 de Setembro de 1893)

De facto, no segundo domingo de Outubro do mesmo ano - ou seja, a 8 de Outubro - os sócios-atletas do FC Porto realizam um treino quase secreto, no Campo do Prado, em Matosinhos, e cerca de uma hora depois apresentam-se no hipódromo da mesma cidade para a primeira partida da história do clube, na qual tomaram parte 22 sócios do FC Porto. O Jornal de Notícias do dia afirmava que "este interessantíssimo jogo é uma novidade no Porto e há grande entusiasmo, tendo-se feito já algumas apostas". No domingo seguinte realizava-se nova partida, e no dia 25 do mesmo mês António Nicolau d'Almeida endereçava a Guilherme Pinto Basto, presidente do Club Lisbonense, um convite para uma partida a realizar no dia 2 de Novembro. O clube lisboeta aceitou o repto, mas 2 de Novembro era demasiado cedo. O desafio acabou por ficar marcado para o dia 2 de Março do ano seguinte, uma sexta-feira. O Rei D. Carlos, com quem ambos os presidentes mantinham relações de amizade, propôs que a partida fosse integrada nas comemorações oficiais do quingentésimo aniversário do nascimento do Infante D. Henrique, que se comemorava nesse ano. Disponibilizou-se ainda a oferecer uma taça em ouro e prata com o seu próprio nome para que fosse atribuída ao vencedor, impondo para tal duas condições: cada uma das equipas deveria alinhar com um mínimo de seis jogadores portugueses e os clubes teriam que jogar em representação das respectivas cidades. Assim, embora estivessem em campo o FC Porto e o Club Lisbonense, disputava-se na realidade um Porto x Lisboa.

A partida realizou-se no actual Campo Alegre, no campo do Oporto Cricktet and Lawn-Tennis Club. Tendo os monarcas, cuja viagem de Lisboa ao Porto durara cerca de 14 horas, chegado quando já decorria a segunda parte, as equipas acederam jogar dez minutos para além dos noventa regulamentares, sem que os golos marcados nesse período contassem para o resultado final. Venceu Lisboa por 1-0, tendo marcado ainda um segundo golo no tempo extra.

A última notícia que se refere explicitamente ao Football Club do Porto no século XIX menciona um treino de duas horas, no hipódromo de Matosinhos, no dia 11 de Março de 1894. É aí que o FC Porto (a par, refira-se, de todo o futebol português da época) adormece, despertando doze anos depois para uma nova e gloriosa existência.

Etiquetas:

quinta-feira, setembro 28, 2006 @ 16:27 GMT ::: link ::: topo




temas
Cubillas
1000 e poucas palavras
Pedaços de história
Efemérides
Música
Portistas
O Porto no Mundo
Projecto Wikipédia
Outros


arquivo
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
abril 2008
junho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
maio 2009


sites
Site oficial do FC Porto
FCPnet
FCPorto.de
Galeria Guerreiros da Invicta
O Portal dos Dragões
Fundação Vítor Baía 99


blogs
A Chama do Dragão
Avatares-de-Desejo
Bibó Porto Carago
Blog com Sotaque
Brigada Azul
Campeões no Mundo...
Comboio Azul
Crónicas de um Portista
Dragalhadas do Dragão
Dragão até à morte
Dragão Madeirense
Dragão Nortenho
Dragão Sénior
Dragãopentacampeão
Dragões do Atlântico
Estádio Dragão
FCP Mirandela
Guerreiros da Invicta
Isento e Imparcial
Linha de Rumo
O Dragão
Olho de Dragão
Paixão pelo Porto
Pobo do Norte
Portistas de Bancada
Porto em Formação
Portogal
Reflexão Portista
Roubos de Igreja
SD Cedofeita
SD Margem Sul
Sou Portista com Orgulho
Textos MST
Victor Jobling
Zé do Boné


fontes
A principal fonte de informação e imagens para o presente blog são os 16 volumes da História Oficial do FC Porto, de Alfredo Barbosa, editada pelo Comércio do Porto. São também consultados o Livro de Ouro do FC Porto, edição do Diário de Notícias, e a autobiografia de Jorge Nuno Pinto da Costa, Largos Dias Têm 100 Anos, bem como o site oficial do FC Porto e edições passadas de jornais, de entre os quais se destacam A Bola, Jornal de Notícias, O Jogo, O Norte Desportivo e Record. Quaisquer outras fontes serão identificadas nos respectivos posts.






This page is powered by Blogger. Isn't yours?