Pedaços de história #1 - 18-09-1996: Benfica 0 x 5 Porto ou o dia em que o Artur foi multado

Lembro-me do dia 18 de Setembro de 1996. Estava em casa com os meus pais, o meu irmão e o meu avô. Apreensivos, como é normal antes de um jogo do Porto, neste caso especialmente por se tratar de um jogo contra o Benfica no Estádio da Luz, decisão da Supertaça para a qual trazíamos uma magra vantagem da primeira mão. Aos três minutos o Porto marcou o primeiro. O resto é - literalmente - história. Foi há precisamente dez anos.

18 de Setembro de 1996, 21h30
Estádio do SL Benfica, Lisboa
Árbitro: António Rola, auxiliado por Carlos Faustino e Artur Fernandes

SL Benfica: Preud'homme, Calado (Tahar, 73'), Hélder, Bermudez, Dimas (Iliev, 50'), Bruno Caires, Jamir, Valdo, Gustavo, Donizete e João Vieira Pinto. Treinador: Paulo Autuori

FC Porto: Wosniak, João Manuel Pinto, Lula, Jorge Costa, Fernando Mendes, Paulinho Santos, Sérgio Conceição, Wetl (Rui Barros, 70'), Zahovic, Edmilson (Jardel, 60') e Artur (Drulovic, 52'). Treinador: António Oliveira

Foram cinco marcadores para cinco golos, marcados aos 3, 43, 46, 56 e 85 minutos. Os golos podem ser vistos aqui. Os marcadores? Quem, como eu, costumava ir aos treinos à caça dos autógrafos dos jogadores reconhecerá as suas assinaturas:

Cinco bolas, cinco golos, cinco autógrafos

Quem não conseguir, reconhecerá pelo menos as suas caras sorridentes no postal comemorativo lançado em Novembro de 1996:

Artur, Edmilson, Jorge Costa, Wetl e Drulovic

No dia seguinte, nem os mais vermelhuscos dos jornalistas tiveram como furtar-se à devida vénia:

"Satisfeito, o FC Porto abandonou o estádio da Luz com a nona Supertaça, ao mesmo tempo que o Benfica saía de rastos, vergado ao peso de uma derrota histórica!" (Jornal de Notícias)


"O FC Porto provou de novo que tem escola. Pelo menos de carácter. Os jogadores mostram em campo uma atitude invulgar nas equipas portuguesas. Disputam cada lance a tempo inteiro. De uma época para a outra, nem as muitas mudanças de nomes no onze inicial e a profunda alteração táctica introduzida por António Oliveira fizeram perder o essencial. Um clube que tem estes profissionais só pode sentir-se feliz. Foi sem dúvida brilhante, a todos os níveis, a vitória portista!" (Record)


"O FC Porto foi rei e senhor e levou até à maior das exuberâncias a sua indiscutível superioridade." (A Bola)


"E ante aquele FC Porto que não parava de surgir invariavelmente autoritário e dominador na defesa, capaz de tudo resolver - e sempre prestes a disparar contra-ataques como setas envenenadas, o Benfica, tresloucado e inseguro, tremia como varas verdes perante a visão terrível daquele FANTASPORTO." (A Bola)

A Bola: Fantasporto!

JN: Supergoleada do FC Porto na Luz

O Jogo: Terramoto

Record: Brilhante

Algumas curiosidades sobre a partida:
- Apesar de ter saído lesionado aos 52 minutos, Artur foi unanimemente considerado o melhor jogador em campo, tendo marcado o primeiro golo e feito a jogada e assistência para o segundo.
- Aloísio não jogou por opção técnica (!)
- O jogo realizou-se no dia do 23º aniversário de Mário Jardel. Além disso, durante a partida, no Porto, nascia o seu primeiro filho, Mário Jardel Jr..

O passeio pela rua da memória (tradução literal de walk down memory lane, e até nem fica mal :o)) não estaria completo sem recordar a anedota que circulou até à exaustão na minha escola nos dias que se seguiram à partida: Sabias que o Artur foi multado depois do jogo? É verdade... por excesso de velocidade e por passar por muitos vermelhos!

No meu blog pessoal assinalei a data com este mesmo post. Por toda a web, muitos outros Portistas fizeram questão de comemorar tão significativo aniversário nos seus blogs:

Apre

Azul e Branco

Blog do Lucho

Curva

Dragalhadas do Dragão

Fêcêpê: Orgulho e Glória

O Cafajeste

O Dragão

O Gil

Óculos Azuis e Brancos

Os Barbeiros de Jesualdo

Pobo do Norte

Portogal

Sou Portista com Muito Orgulho

X-tema

Etiquetas:

segunda-feira, setembro 18, 2006 @ 14:08 GMT ::: link ::: topo




temas
Cubillas
1000 e poucas palavras
Pedaços de história
Efemérides
Música
Portistas
O Porto no Mundo
Projecto Wikipédia
Outros


arquivo
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
abril 2008
junho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
maio 2009


sites
Site oficial do FC Porto
FCPnet
FCPorto.de
Galeria Guerreiros da Invicta
O Portal dos Dragões
Fundação Vítor Baía 99


blogs
A Chama do Dragão
Avatares-de-Desejo
Bibó Porto Carago
Blog com Sotaque
Brigada Azul
Campeões no Mundo...
Comboio Azul
Crónicas de um Portista
Dragalhadas do Dragão
Dragão até à morte
Dragão Madeirense
Dragão Nortenho
Dragão Sénior
Dragãopentacampeão
Dragões do Atlântico
Estádio Dragão
FCP Mirandela
Guerreiros da Invicta
Isento e Imparcial
Linha de Rumo
O Dragão
Olho de Dragão
Paixão pelo Porto
Pobo do Norte
Portistas de Bancada
Porto em Formação
Portogal
Reflexão Portista
Roubos de Igreja
SD Cedofeita
SD Margem Sul
Sou Portista com Orgulho
Textos MST
Victor Jobling
Zé do Boné


fontes
A principal fonte de informação e imagens para o presente blog são os 16 volumes da História Oficial do FC Porto, de Alfredo Barbosa, editada pelo Comércio do Porto. São também consultados o Livro de Ouro do FC Porto, edição do Diário de Notícias, e a autobiografia de Jorge Nuno Pinto da Costa, Largos Dias Têm 100 Anos, bem como o site oficial do FC Porto e edições passadas de jornais, de entre os quais se destacam A Bola, Jornal de Notícias, O Jogo, O Norte Desportivo e Record. Quaisquer outras fontes serão identificadas nos respectivos posts.






This page is powered by Blogger. Isn't yours?